Bem-vindo ao ConPessoas

A PROPESSOAS E O CONPESSOAS



  • A Pró-reitoria de Gestão com Pessoas - ProPessoas é responsável pelo planejamento e desenvolvimento da política de gestão de pessoas da Unifesp e da vida funcional dos(das) servidores(as), conforme previsto no Estatuto da Unifesp.
  • O Conselho de Gestão com Pessoas - ConPessoas é órgão central da Unifesp, responsável por contribuir e coordenar as políticas de gestão com pessoas no âmbito da Unifesp, respeitando-se as competências do Conselho Universitário estabelecidas no art. 9º do Estatuto da Unifesp.

  

COMPETÊNCIAS DA PROPESSOAS:

 

  • Acompanhar e orientar processos relacionados à vida funcional dos(das) servidores;

  • Propor, executar, acompanhar e subsidiar a política de alocação de vagas;

  • Promover e aprovar a realização de concursos;

  • Coordenar e acompanhar políticas de promoção, prevenção e tratamento da saúde dos(das) servidores(as);

  • Propor e acompanhar políticas de desenvolvimento e qualificação dos(das) servidores(as).

  

COMPETÊNCIAS DO CONSELHO:

 

  • O ConPessoas tem a atribuição de acompanhar e aprovar assuntos como:

  • Processos de redistribuição de servidores;

  • Concursos públicos e Processos Seletivos Simplificados – PSS;

  • Normativos diversos relacionados à gestão de pessoas, como regimentos, políticas e resoluções que envolvem questões como jornada de trabalho e a carreira dos(das) servidores(as);

  • Regimentos que estabelecem o funcionamento de unidades internas da Pró-reitoria, como os departamentos e coordenadorias;

  • Políticas de atenção à saúde do(da) servidor(a).

 

QUEM FAZ PARTE DO CONPESSOAS?

 

  • O Conselho é composto pelos seguintes membros:

  • O(a) Pró-reitor(a) de gestão com pessoas;

  • Pró-reitores(as) de Administração e Planejamento;

  • Diretores(as) de Departamento da Propessoas, com direito a voz, mas sem direito a voto;

  • Diretores(as) das unidades universitárias, campi e Conselho Estratégico do HSP-HU;

  • Diretores(as) administrativos(as) dos campi, com direito a voz, mas sem direito a voto;

  • nove representantes eleitos do corpo docente;

  • nove representantes eleitos dos servidores técnico-administrativos em educação (TAEs);

  • nove representantes eleitos do corpo discente;

  • Representantes da CIS-PCCTAE e CPPD.

  

COMO FUNCIONA O CONPESSOAS?

 

  • As sessões do ConPessoas serão instaladas com a presença da maioria absoluta de seus membros com direito a voto;

  • Caso o quórum não seja atingido, aguardaremos até às 9h15 para começar com o mínimo de um terço;

  • As reuniões serão mensais e acontecerão na última sexta-feira de cada mês às 9h da manhã, conforme calendário pré-estabelecido; serão públicas - transmitidas e gravadas;

  • As reuniões terão duração máxima de três horas;

  • A sessão do ConPessoas é composta das seguintes fases:

  • Expediente – para aprovação da ata e informes;

  • Ordem do dia – momento da discussão da pauta informada na convocação;

  • Na discussão, os(as) conselheiros(as) podem se manifestar por até três minutos numa primeira inscrição e um minuto na segunda, obedecendo à ordem de inscrição junto à presidência;

  • As convocações serão enviadas com cinco dias de antecedência ao dia da reunião;

  • As ausências devem ser justificadas pelo sistema Gescon disponível na Intranet, no máximo 48 horas antes da reunião;

  • Em caso de ausências justificadas pelo Gescon, o(a) suplente será convocado pela secretaria do ConPessoas. Os(as) suplentes dos membros eleitos seguem a ordem dos(das) candidatos(as) mais votados(as) nas últimas eleições;

  • Os membros do ConPessoas, quando em gozo de férias, manterão seus direitos de participar das reuniões e votar, caso queiram; também poderão justificar a ausência por motivo de férias;

  • No caso de três faltas consecutivas ou cinco intercaladas, sem justificativa válida enviada com antecedência mínima de 48 horas, o membro eleito perderá o mandato e assumirá o(a) suplente, conforme a ordem de votação.

 

 

Documentos Importantes

   

Estatuto e Regimento Geral da Unifesp da Unifesp

https://www.unifesp.br/institucional/institucionalsub/estatuto-e-regimento-institucional

  

Regimento Interno da ProPessoas e do ConPessoas

https://unifesp.br/reitoria/propessoas/propessoas/institucional/regimento-propessoas

 

 

Conheça o conselho

O Conselho da Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas - CONPESSOAS é constituído pelos seguintes membros:

 

  • Pró-Reitor(a) de Gestão com Pessoas:

Elaine Damasceno

 

  • Pró-Reitor(a) Adjunto(a) de Gestão com Pessoas(com direito a voto na ausência do(a) Pró-Reitor(a):

Adriana Aparecida dos Santos Franco

 

  • Pró-Reitor(a) de Administração:

Georgia Mansour

Suplente: Pró-reitor(a) Adjunto(a) Pedro Luiz Canassa

 

  • Pró-Reitor(a) de Planejamento:

Juliana Garcia Cespedes

Suplente: Pró-reitor(a) Adjunto(a) Fábio César Venturini

 

  • Diretor(a) Acadêmico(a) e de Unidades Universitárias:

Campus Baixada Santista

Titular: Odair Aguiar Junior

Suplente: Gustavo Fernandes Camargo Fonseca

 

Instituto Saúde e Sociedade

Titular: Fernando Sfair Kinker

Suplente: Gláucia de Castro Champion

 

Instituto do Mar

Titular: Igor Dias Medeiros

Suplente: Ítalo Braga de Castro

 

Campus Diadema

Titular: Dário Santos Júnior

Suplente: Wagner Luiz Batista

 

Campus Guarulhos

Titular: Bruno Konder Comparato

Suplente: Sandra Regina Leite de Campos

 

Campus Osasco

Titular: Celso Takashi Yokomiso

Suplente: Luciana Rosa de Souza

 

Campus São Paulo

Titular: Ramiro Anthero de Azevedo

Suplente: Maria Cristina Gabrielloni

 

Escola Paulista de Enfermagem

Titular: Janine Schirmer

Suplente: Elena Bohomol

 

Escola Paulista de Medicina

Titular: Magnus Regios Dias da Silva

Suplente: Marimélia Aparecida Porcionatto

 

Campus São José dos Campos

Titular: Regiane Albertini de Carvalho

Suplente: Álvaro Luiz Fazenda

 

Campus Zona Leste

Titular: Patrícia Laczynski de Souza

Suplente: Giovanna Bonilha Milano

 

Representante do Conselho Estratégico do Hospital Universitário

           Alexandre Pazetto Balsanelli

   

  • Diretor(a) de Departamento da ProPessoas(sem direito a voto):

Departamento de Administração de Pessoal – DAP

André Ferreira Simões

Departamento de Desenvolvimento de Pessoas – DDP

Marli Kiyomi Tetuya Fortunatti

Departamento de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora - DSTra

Titular: Ana Cláudia Fiorini

Suplente: Sissy Veloso Fontes

 

  • Diretores(as) Administrativos dos campi (sem direito a voto):

André Aparecido Ramos (Diadema)

Andreia Naomi Kuno (Osasco)

Débora Nunes Lisboa (São José dos Campos)
Eduardo Javarotti Filho (Baixada Santista)

Galberto de Alcântara Assis (Instituto das Cidades - Zona Leste)

Janete Cristina Melo Marques (Guarulhos)
Sinara Aparecida Farago de Melo (São Paulo / HU2)

 

  • Coordenadores(as) das Comissões Permanentes (CISPCCTAE e CPPD) (sem direito a voto):
  • CISPCCTAE- Vanessa Yukie Kita - Representante Ivan Ferreira de Sales Lopes
  • CPPD – Representante Pilar Carolina Villar

 

  • 09 representantes eleitos dos(as) servidores(as) docentes:

Renata de Faria Barbosa

Marcio Yee

Nildes Raimunda Pitombo Leite

Luciana Maria Cavalcante Melo

Maria do Carmo Baracho de Alencar

Ana Paula Santiago do Nascimento

Ligia Fonseca Ferreira

Magaly Cecília Franchini Reichert

Kumiko Oshio Kissimoto

 

Suplentes Docentes:

1º) Angélica Gonçalves Silva Belasco

2º) Maria Cristina Mazzaia

3º) Helga Cristina Almeida da Silva

4º) Jose Eduardo Peixoto Santos

5º) Rafael Ramos de Andrade

 

  • 09 representantes eleitos(as) do corpo discente (dois membros eleitos no Processo Eleitoral de 2023):

Daniel Dias Tome
Cleverson Leal Silva

Não há suplentes - representantes TAE que assumirão os assentos vagos

Vania Lopes Pinto

Marta Gonçalves Arão

Telma Cristina de Oliveira Orue

Cintia Boaretto de Lima Carloto

Clea dos Santos Almeida

Cristiane de Melo Shirayama

Carmelita Maria do Espírito Santo

 

  • 09 representantes eleitos(as) dos(as) servidores(as) técnico-administrativos(as) em educação - TAE:

Carlos Eduardo Azarias

Andreia Gomes Bezerra

Charbion Rauani Gomes de Moura

Karla Alexandra de Melo Chaves

Eliane Lino dos Santos

Paola Waldman

Susi Lena Gobbo

Sara de Jesus Miguel

Patricia Silva Oliveira

 

Suplentes - TAE

1º) Cintia Yurie Yamachi

2º) Sueli Pedroso

3º) Lucilene Silva

4º) Amanda Carolina Franciscatto Avezani

5º) Maria Beatriz de Souza Batista

6º) Eisla Mendes Lopes

7º) Valmir Barbosa de Castro

 

Importante:

Conforme orientação no Processo Eleitoral – Conselhos Centrais – 2024-2026, Processo 23089.038403/2023-07 (CONSU), sobre a substituição de membros na falta de candidatos(as) eleitos(as), ao ConPessoas aplica-se:

 

“(...)- Caso os assentos destinados ao segmento discente não sejam ocupados por falta de candidatos(as) eleitos(as) de uma categoria (graduação ou pós-graduação/residência), os assentos remanescentes serão redistribuídos à outra. E, na hipótese de esgotar-se a lista de candidatos(as) discentes, as vagas serão ocupadas por candidatos(as) da lista de técnicos(as) administrativos(as) em educação (TAEs) e vice-versa, ficando estabelecido que as vagas remanejadas retornarão à categoria original na eleição seguinte."

 

Destarte, os sete assentos não ocupados pelo segmento discente, passam a ser ocupados pelos sete primeiros suplentes da listagem de TAE que passam a compor o ConPessoas na qualidade de titulares, no presente mandato.

 

Previsão Legal

Art. 28 da Resolução Consu nº 183/2020.

 

Atas

Atas das sessões de 2023

Janeiro

-

Fevereiro

24

Março

31

Abril

-

Maio

 26

Junho

-

Julho

28

Agosto

25

Setembro

29

Outubro

-

Novembro

24

Dezembro

-

  Atas das sessões de20

Atas das sessões de 2022

Janeiro

28

Fevereiro

25

Março

25

Abril

29

Maio

27

Junho

-

Julho

29

Agosto

-

Setembro

30

Outubro

21

Novembro

-

Dezembro

02

  Atas das sessões de20

Atas das sessões de 2021

Janeiro

-

Fevereiro

5

26

Março

26

Abril

30

Maio

28

Junho

30

Julho

30

Agosto

-

Setembro

24

Outubro

08

15

22

Novembro

12

26

Dezembro

-

  Atas das sessões

Atas das sessões de 2020

Janeiro

-

Fevereiro

-

Março

-

Abril

24

Maio

29

Junho

05

Julho

03

31

Agosto

07

14

20

21

28

Setembro

11

25

Outubro

23

Novembro

27

Dezembro

-

 

Atas das sessões de 2019

Janeiro

-

Fevereiro

19

Março

-

Abril

30

Maio

-

Junho

-

Julho

-

Agosto

06

Setembro

-

Outubro

-

Novembro

-

Dezembro

17

 

Atas das sessões de 2018

Janeiro

-

Fevereiro

28

Março

20

Abril

-

Maio

-

Junho

19

Julho

-

Agosto

-

Setembro

04

Outubro

30

Novembro

-

Dezembro

-

 

Atas das sessões de 2017

Janeiro

23

Fevereiro

-

Março

27

Abril

24

Maio

23

Junho

27

Julho

-

Agosto

15

Setembro

-

Outubro

03

Novembro

-

Dezembro

12

 

Atas das sessões de 2016

Janeiro

-

Fevereiro

01

22

Março

28

Abril

25

Maio

30

Junho

27

Julho

25

Agosto

22

Setembro

26

Outubro

-

Novembro

28

Dezembro

-

 

Atas das sessões de 2015

Janeiro

-

Fevereiro

23

Março

23

Abril

27

Maio

-

Junho

01

22

Julho

27

Agosto

24

Setembro

28

Outubro

26

Novembro

23

Dezembro

-

 

Atas das sessões de 2014

Janeiro

-

Fevereiro

-

Março

-

Abril

-

Maio

-

Junho

30

Julho

-

Agosto

25

Setembro

22

Outubro

-

Novembro

17

Dezembro

15

 

 

 

Subcategorias

Subcategorias