NOTÍCIAS

Sarau do Projeto Quilombagem e Escola: da memória à história pública marca presença na Semana da Consciência Negra na Unifesp

IMG-20241121-WA0012_750x563.jpg

Leia mais...

Unifesp e a Secretaria de Saúde de Santos promovem evento sobre prematuridade

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Santos promovem nos dias 18 e 19 de novembro um evento sobre prematuridade. O objetivo é abordar questões importantes relacionadas ao cuidado com bebês prematuros, reunindo especialistas, profissionais da área da saúde e estudantes.

Leia mais...

Projeto de Extensão “Pare de Fumar: Apoio para uma Vida Sem o Tabaco” oferece suporte não medicamentoso para cessação do tabagismo em Santos

O tabagismo continua sendo um dos maiores desafios de saúde pública no Brasil e no mundo, estando diretamente associado a diversas doenças crônicas e mortes evitáveis. Com o objetivo de contribuir para a redução desse grave problema, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Baixada Santista, lançou o projeto de extensão "Pare de Fumar: Apoio para uma Vida Sem o Tabaco".

Leia mais...

Brasil e Governança Pesqueira Internacional: Estudo do Instituto do Mar da Unifesp Aponta Desafios e Oportunidades

Um novo estudo da Dra. Leandra R. Gonçalves, professora do Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), explora o papel do Brasil em duas organizações internacionais de gestão pesqueira: a Comissão Internacional para a Conservação dos Atuns do Atlântico (ICCAT) e a Comissão para a Conservação dos Recursos Marinhos Vivos da Antártida (CCAMLR). O artigo revela como a falta de dados precisos e a instabilidade da governança interna do Brasil impactam suas políticas pesqueiras internacionais, destacando desafios e oportunidades para a sustentabilidade.

Leia mais...

Presidente Lula visita ações da UNIFESP na 21a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia

O Presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin, a Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) Luciana Santos e outras autoridades e parlamentares visitaram o estande de oceano do MCTI na 21a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT) que foi organizado pela Coordenação-Geral de Oceano e Antártica do MCTI em parceria com o Programa Maré de Ciência/UNIFESP.

Leia mais...

INFORMES

Cronograma de dedetização do Campus Baixada Santista

Informamos que serão realizados os serviços de DEDETIZAÇÃO e DESRATIZAÇÃO nas unidades da Unifesp - Campus Baixada Santista, conforme datas no cronograma abaixo.

Leia mais...

Convite para o 2º Encontro do Fórum Permanente de Discussão do PPP

É com grande satisfação que convidamos toda a Comunidade da Unifesp, docentes, discentes e taes da Unifesp, a participarem do 2º Encontro do Fórum Permanente de Discussão do Projeto Político Pedagógico (PPP), que será realizado no próximo dia 25 de novembro de 2024, das 14h às 17h, no saguão central do edifício Mariângela Duarte (Rua Silva Jardim, nº 136, Santos).

Leia mais...

Nota Técnica Comissão Eleitoral e Prorrogação da votação

A Comissão Eleitoral responsável pelas Eleições de Representação Discente (mandato 2025) e vagas remanescentes da Representação Docente e Técnico-administrativo em Educação (mandato 2025) nos Conselhos Centrais e demais Órgãos Colegiados informa que foram suspensas na noite de ontem (11/11/2024) as votações da categoria estudante, em virtude de um erro humano na configuração das urnas.

Leia mais...

[PERÍODO PRORROGADO] Eleição dos conselhos centrais, órgãos colegiados e CIS-PCCTAE

Eleições_Unifesp_Votação_portal_1.png

Leia mais...

Comunicado Importante para Estudantes da Unifesp (ISS e IMar)

cardnae-nov2024.jpg

Leia mais...

destaques4.png


TELEFONEUNIFESP.jpg

destaqueinstaunifesp.jpg 

acesso_rapido4.png

sua-unifesp.jpg

logo_sei_3.jpg

INGRESSOUNIFESP4.png

BOTAO_VERDE_LATERAL_SITE_segrad_iss.jpg

BOTAO_VERDE_LATERAL_SITE_segrad_imar.jpg

NAI_COLORIDO.png

NAE4.png

voluntarios2.png

CONTRATOS4.png

EDITAIS4.png

 

 

Atribuições

Art. 38. Cabe às CaPGPqs no âmbito das atividades realizadas em suas respectivas UUs:

Assessorar a ProPGPq e o CPGPq em suas atribuições e atividades;
Definir critérios adicionais para obtenção dos títulos de Mestre e Doutor nos PPGs da respectiva UU, respeitados os critérios mínimos estabelecidos por este Regimento Interno ou pelo CPGPq;
Analisar e homologar as indicações de nomes para comissões julgadoras de dissertação ou trabalho de conclusão de Mestrado e de tese de Doutorado, encaminhadas pelas respectivas CEPGs;
Conferir e aprovar a documentação encaminhada pelos PPGs, por meio do sistema acadêmico, em meios físico ou eletrônicos oficiais, necessária à concessão de títulos de Mestre e Doutor;
Definir os critérios para credenciamento e recredenciamento de orientadores(as) dos PPG da respectiva UU, em acordo com as CEPGs;
Aprovar alterações nos Regimentos dos PPGs e encaminhá-los para aprovação no CPGPq;
Encaminhar para o CPGPq, mensalmente, a lista de títulos para homologação;
Encaminhar para o CPGPq, mensalmente, a lista de credenciamentos e descredenciamentos de orientadores(as) para aprovação;
Avaliar as propostas de criação de novos cursos de pós-graduação stricto sensu e encaminhar, juntamente com a aprovação da Congregação da respectiva UU, para análise pelo CPGPq;
Encaminhar as inscrições de candidatos(as) homologados(as) para concurso de livre-docência à Comissão de Livre-docência da ProPGPq, respeitadas as regras sugeridas por essa mesma comissão;
Assessorar a ProPGPq no que diz respeito à criação e manutenção dos grupos de pesquisa no Diretório do CNPq, os quais tenham sede na respectiva UU;
Promover e coordenar atividades para o desenvolvimento da pós-graduação e pesquisa no âmbito da UU;
Definir prioridades da UU em projetos institucionais de pesquisa, com ciência do(a) diretor(a) da UU;
Gerenciar a distribuição e a aplicação de recursos institucionais destinados às atividades de pesquisa que sejam de sua responsabilidade;
Acompanhar o desempenho dos PPGs da UU, definir metas para desenvolvimento dos PPGs, acompanhar os resultados e apresentá-los anualmente à Congregação;
Decidir, em segunda instância, sobre os recursos interpostos por estudantes e/ou orientadores(as) dos PPGs e demais pesquisadores(as) da UU;
Praticar outros atos de sua competência, conforme definido no Regimento Interno das UU, ou por solicitação da Congregação ou do CPGPq.
[/accordion_item]

Art. 34. As CaPGPqs das UUs serão formadas:

Por seu(ua) coordenador(a) indicado(a) segundo o estabelecido no art. 35 deste Regimento;
Pelo(a) vice-coordenador(a), escolhido(a) pelo(a) coordenador(a) dentre o quadro de servidores(as) permanentes da Unifesp lotados(as) na UU;
Pelos(as) coordenadores(as) dos PPGs vinculados à UU;
No caso de programa interunidades terá assento na CaPGPq da UU um membro da CEPG deste PPG, desde que pertencente ao quadro de servidores(as) da Unifesp e que seja orientador(a) permanente deste PPG;
Por representantes de pesquisadores(as) do quadro funcional da UU, escolhidos(as) segundo critérios definidos pelo Regimento de cada CaPGPq;
Um(a) representante discente e um(a) suplente dos PPG [mestrando(a) ou doutorando(a)], eleitos(as) entre seus pares, desde que esteja em período regulamentar de matrícula.
Art. 35. O processo para indicação de coordenador(a) de CaPGPq de UU dar-se-á por eleição direta entre os membros da CaPGPq da UU, homologada pela Congregação.

Parágrafo único. O(A) coordenador(a) de CaPGPq deve ser do quadro de servidores(as) permanentes da Unifesp na UU, com atividade docente e reconhecida experiência em pesquisa ou pós-graduação.

Art. 36. O(A) vice-coordenador(a) da CaPGPq será indicado(a) pelo(a) coordenador(a) e homologado(a) pela câmara.

Art. 37. O mandato do(a) coordenador(a) e vice-coordenador(a) da CaPGPq da UU será de até quatro anos, sendo facultada uma recondução sucessiva.

 

Membros do Conselho

Paula Christine Jimenez (coordenadora)
Fábio Ruiz Simões (vice-coordenador)

Camilo Dias Seabra Pereira
Elen Aquino Perpetuo
Fernando Ramos Martins
Flávia Talarico Saia
Luiz Felipe Mendes De Gusmão
Ítalo Braga de Castro
Lucio Leonel Barbosa
Magno José Alves
Nancy Ramacciotti de Oliveira Monteiro
Rodrigo Brasil Choueri
Rodrigo Schveitzer
Rodrigo Silvestre Martins
Yvan Jesus Olortiga Asencios
Eduardo Dellosso Penteado
Augusto Cesar
Felipe Bertelli
Thais Juliane Rodrigues dos Anjos Diniz (representante discente)

 

 

Calendário das reuniões

2023

 Reunião Data  Horário  Local
Reunião Ordinária 18 Jan 11h - 12h30min Meet
Reunião Ordinária 15 Fev 11h - 12h30min Meet
Reunião Ordinária 15 Mar  11h - 12h30min Meet
Reunião Ordinária 19 Abr 11h - 12h30min Meet
Reunião Ordinária 24 Mai 11h - 12h30min Meet
Reunião Ordinária 19 Jul 11h - 12h30min Meet
Reunião Ordinária 21 Jun 11h - 12h30min Meet
Reunião Ordinária 16 Ago 11h - 12h30min  Meet
Reunião Ordinária 20 Set 10h - 12h30min Meet
Reunião Ordinária 18 Out 11h - 12h30min Meet
Reunião Ordinária 22 Nov 11h - 12h30min Meet
Reunião Ordinária 20 Dez 11h - 12h30min Meet

 

2022

 Reunião Data  Horário  Local
Reunião Ordinária 10 Fev 11h - 12h30min Sala RNP
Reunião Ordinária  10 Mar  11h - 12h30min Sala RNP
Reunião Ordinária  07 Abr 11h - 12h30min Sala RNP
Reunião Ordinária 12 Mai 11h - 12h30min Sala RNP
Reunião Ordinária 09 Jun 11h - 12h30min Sala RNP
Reunião Ordinária 11 Ago 11h - 12h30min  Sala RNP
Reunião Ordinária 15 Set 10h - 12h Sala RNP
Reunião Extraordinária 30 Set 13h30min - 14h Sala RNP
Reunião Ordinária 13 Out 11h - 12h30min Sala RNP
Reunião Ordinária 10 Nov 11h - 12h30min Sala RNP
Reunião Ordinária 08 Dez 11h - 12h30min Sala RNP

 

 

Atas

2023
janeiro fevereiro  março abril maio junho
18 15
 15 19  24 
 
julho agosto  setembro outubro novembro dezembro
 
 
 
 
 
 
 *Extraordinária
 
2022
janeiro fevereiro  março abril maio junho
19 16
16 20 18 
15 
julho agosto  setembro outubro novembro dezembro
 20
 03
17
21
  28* 
19 
16 
 
 *Extraordinária
 
2021
janeiro fevereiro  março abril maio junho
24
    05
26 
 
julho agosto  setembro outubro novembro dezembro
 
  06*
18
 15
20 
24
 15
 *Extraordinária
 
2020
janeiro fevereiro  março abril maio junho

12


 
 
julho agosto  setembro outubro novembro dezembro
 
13 
10
 29